As Regiões de Joinville: conheça o melhor lugar para você morar na cidade


Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, é conhecida por sua diversidade cultural, desenvolvimento econômico e qualidade de vida. Com uma área de mais de 1.100 km² e aproximadamente 620 mil habitantes, a cidade está dividida em diferentes regiões que, por suas características distintas, atendem a variados perfis de moradores. Neste artigo, vamos apresentar um panorama geral das principais regiões da cidade, suas particularidades e o número de bairros em cada uma.


Zona Norte

A Zona Norte é uma das regiões mais desenvolvidas de Joinville, tanto em infraestrutura urbana quanto em oferta de serviços. É onde está localizado o Distrito Industrial, com empresas como Whirlpool, Schulz e o Condomínio Industrial Perini Business Park, o que atrai muitos trabalhadores para morar na região. Com acesso facilitado à BR-101, a Zona Norte também concentra shopping centers, centros universitários, hospitais e o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola. Alguns dos bairros mais conhecidos dessa região são: Costa e Silva, Bom Retiro e América.


Zona Sul

A Zona Sul de Joinville possui um perfil mais residencial e tranquilo. É ideal para famílias que procuram sossego, boas escolas e áreas verdes. A região é atendida por importantes vias de acesso e apresenta crescente valorização imobiliária. Além disso, é uma das regiões com imóveis de valores mais acessíveis, o que a torna atrativa para quem deseja comprar o primeiro imóvel. Entre os bairros da região estão: Fátima, João Costa, Itinga, Paranaguamirim e Jarivatuba.


Zona Leste

A Zona Leste é uma região em transformação, com muitos lançamentos imobiliários e boa infraestrutura urbana. Possui acesso direto ao Centro e ao Distrito Industrial e é uma das regiões com maior crescimento populacional. Destaque para os bairros Aventureiro, Comasa, Iririú e Boa Vista. A região também se destaca pelo bairro Espinheiros, que possui conexão com a Baía da Babitonga. O Espinheiros vem ganhando visibilidade por abrigar novos condomínios residenciais de apartamentos e casas, sendo uma ótima opção para quem deseja morar próximo a empresas como a Tupy, para quem aprecia esportes náuticos ou deseja viver nas proximidades do Iate Clube e da via gastronômica com foco em frutos do mar.


Zona Oeste

Caracterizada por áreas mais rurais e grandes lotes, a Zona Oeste oferece opções para quem busca mais contato com a natureza. Os bairros possuem uma densidade demográfica menor e grande potencial de valorização, especialmente com os avanços em mobilidade urbana e novos projetos habitacionais. É onde se encontram bairros como Vila Nova, Nova Brasília, São Marcos (que faz divisa com outras regiões como Anita Garibaldi e Nova Brasília) e Rio Bonito.


Zona Central

O Centro de Joinville é o coração administrativo, comercial e histórico da cidade. A região possui forte apelo para quem valoriza praticidade e acesso rápido a serviços, além de uma boa oferta de imóveis residenciais e comerciais. Apesar de sua menor extensão territorial, concentra alto valor de mercado.


Resumo das Regiões de Joinville:


Região | Nº de Bairros | Perfil predominante


Zona Centro/Norte | 14 | Industrial, comercial, serviços


Zona Sul | 17 | Residencial, familiar, imóveis mais acessíveis


Zona Leste | 08 | Crescimento urbano, proximidade industrial e lazer


Zona Oeste | 04 | Rural, áreas amplas, valorização futura


Os bairros mais populosos de Joinville, segundo o censo mais recente do IBGE, são: Aventureiro, Costa e Silva, e Paranaguamirim. O bairro Aventureiro se destaca como o mais populoso, com mais de 42 mil moradores. 


Bairros mais populosos de Joinville:

  • Aventureiro: Quase 43 mil moradores.
  • Costa e Silva: Mais de 34 mil moradores.
  • Paranaguamirim: Mais de 33 mil moradores.
  • Vila Nova: Mais de 32 mil moradores.
  • Jardim Iririú: Mais de 26 mil moradores.


O Censo 2022 também revelou que os bairros que mais cresceram proporcionalmente em Joinville foram: Santo Antônio (72,7%), Anita Garibaldi (49,8%), Vila Nova (46,63%), Morro do Meio (39,7%) e Jardim Paraíso (37,9%). O bairro Vila Nova teve o maior crescimento absoluto, com mais de 10 mil novos moradores em relação ao censo anterior.


Conhecer essas regiões é o primeiro passo para quem está se mudando para Joinville ou buscando um novo lar. Nos próximos artigos da série, vamos apresentar os principais bairros de cada uma delas em mais detalhes, com dicas para ajudar você a escolher a melhor opção para o seu estilo de vida.


Está procurando um imóvel em Joinville? A WR-8 Imóveis pode te ajudar a encontrar o bairro ideal para sua próxima conquista. Fale com um dos nossos especialistas!


Este conteúdo foi elaborado com o apoio de inteligência artificial e curadoria da equipe da WR-8 Imóveis. Imagens meramente ilustrativas, criadas com inteligência artifical.

Compartilhe: